FOI PEDRO O PRIMEIRO PAPA?
Buscar o Entendimento Espiritual.
Para entendermos a Bíblia nos temos que se apegarmos a sabedoria do Espírito santo, para conhecermos o modo correto na sua verdadeira Interpretação, para isto não precisamos de especialidades humanas, mas a iluminação do Espírito Santo de Deus, na nossa vida; um bom exemplo disto foi a vida de Pedro, e de Judas, Pedro era analfabeto, e Judas era estudado. Pedro era um velho, Judas era um jovem, Pedro aprendeu que a maneira de ser um vencedor era confiando em Jesus, e por isto em todos os momentos ele estava com Jesus;
as suas rede de pescador fora empacotadas, e guardadas; Judas não via uma outra maneira de ser um vencedor se não dedicasse aos negócios dele, e por isto não tinha muito tempo para estar com Jesus, parece que a vida de Judas é até bem mais parecida com a nossa atualmente,que não temos tempo disponível para Jesus, mas é só aprender a manter o nosso trabalho como algo em segundo plano, e a vida com Cristo em primeiro lugar;
Pedro seguiu a Cristo, mas não fechou o seu negócio, ele tinha gerente e tinha trabalhadores no seu serviço.e ele tinha a sua renda, sem viver pessoalmente a serviço da pesca, e assim lhe sobrava uma grande parte do seu tempo para estar com Jesus, ao contrário de Judas que queria estar quase todo o seu tempo na lida pelo os seus negócios, não sobrando assim muito tempo para estar com Jesus, e isto influiu completamente na vida dos dois,ambos cometeram erros, mas Judas confiava nos seus méritos próprios, mais Pedro confiava em Jesus.
Por falta de conhecimento, Judas não via muito proveito em estar com Jesus, e por isto quando tinha uma dificuldade Judas tentava por si mesmo resolver o seu problema, mas Pedro sempre participou a Jesus e o resultado foi formidável,.Judas pensou que Jesus iria reagir usando o seu poder, e não seria preso, Judas, quando se deu de si, do seu erro, já era tarde demais, Pedro também achava que Jesus não poderia ser preso, satanás usou os dois, mas Pedro tinha Jesus como mestre e conseguiu se sair da tentação;
os dois precisavam de dinheiro, mas Judas colocou o amos ao dinheiro em primeiro lugar,fazendo qualquer coisa pelo o dinheiro,mas Pedro pôs Jesus em primeiro lugar, e eis o motivo da sua vitória, mas Judas vendeu a Jesus por dinheiro, e em meio a angustia viu que o dinheiro a qualquer custo não trás felicidade,e desprezou tudo, o dinheiro,a Cristo, e a sua própria vida.
Pedro negou a Cristo 3 vezes mas teve os pés no chão até que teve o seu encontro salvador em que Jesus exigiu dele uma prova de amor apascentando o seu rebanho. E Pedro que sempre aproveitou as boas oportunidades, não iria perder ló esta, e teve ali junto a o Lago de Tiberíades João 21:1
quase se perdeu, mas quase se perder, é estar salvo. Cristo sempre segurou ele pela a mão, pois nos seus momentos de angustias ele sempre chamou por Cristo e foi o segredo para a sua vitória. O segredo para a vitória de Pedro foi ele se alicerçar –se na Rocha de esquina que é Jesus.
Os bispos de Roma, a fim de dar embasamento Bíblico para o impero romano, ao longo do cristianismo eles tem assegurado que Pedro foi o primeiro papa, que é uma teoria plantada para cristianizar o poder papal no império romano, pois Pedro nunca seguiu as doutrinas romanas nunca teve nenhuma administração no império romano, e os bispos não tem como ser sucessor de um homem que nunca teve com eles alguma ligação doutrinária. Suceder como, se eles mataram Pedro condenando o como um herege e até hoje os bispos romanos nunca se renderam a doutrina pregada por Pedro. Veja este texto abaixo;
Pedro, primeiro papa?
Bom esta é uma teoria pregada pela a igreja católica, com você pode ver,os bispos católicos sempre centralizaram como doutrinas,tudo aquilo que não tem nenhum fundamento bíblico,tais como,vida após a morte, purgatório, Inferno com um lugar de tormentos para as almas dos mortos, vela como símbolo de luz para os mortos, missa de sétimo dia,rezar pelo os mortos, fazer o sinal da cruz,São Jerônimo é conhecido não apenas pela tradução da Bíblia mas também por sua obra em defesa do Dogma da Virgindade Perpétua da Virgem Maria. Jerônimo foi opositor do herege Helvídio que espalhara planfetos tentando negar a Virgindade da Santíssima Virgem. Jerônimo então se posicionou radicalmente contra a heresia helvídica deixando em seus escritos muitas passagens das Escrituras que corrobariam na versão oficial da Igreja sobre a Virgindade de Maria. Os textos seus hoje ainda são de grande importância na patrística católica e tantas coisas mais,eles criaram o mal,e o remédio para curar;
na teoria do Sport seria aquele que bate o escanteio, e ele mesmo corre para área para defender,isto seria uma missão impossível, como também ,não é possível criar uma doutrina com versos bíblicos isolados do texto, co contexto, e o pior de tudo,isolado da teoria Bíblica.
nos precisamos dar corretamente a explicação, pois se trata de um assunto bíblico,a qual temos todo respeito pela a sua cultura que não veio do homem, mas de Deus; portanto nos devemos muito respeito em sua interpretação,até porque é muito bem clara,transparente. Como também temos um carinho especial por todos os católicos que confiantemente seguem tais teorias pensando estar com a verdade, nos não vamos agir de má fé com eles, como fizeram os seus líderes,eles precisam da correta explicação, e ninguém merece isto;
nos não vamos buscar as traduções dos textos em outras teorias, mas sim na própria Bíblia que é o conteúdo principal do assunto,e quase todos tem uma,ou mais;então relembremos a pergunta, foi Pedro o primeiro papa? Veja a teoria dos padres, leia este texto abaixo, ele foi copiado do site católico fé explicada, leia para tirarmos as nossas conclusões, ele começa assim;
PORQUE JESUS CHAMOU A SIMÃO PEDRO DE PEDRA?
De um modo geral a Bíblia muitas vezes tipificou Jesus com as figuras da Rocha ou da Pedra. Mas em Mt 16,18 é impossível que tal CEFAS (pedra) refira-se a Jesus. Observe como todo o contexto versa em torno da pessoa do Apóstolo: é a Pedro diretamente que Jesus dirige as palavras: “Bem-aventurado és tu…, te revelou… Eu te digo… Tu és… Eu te darei… “. Observe principalmente que o próprio Simão passa a ser chamado CEFAS:
“Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas (que quer dizer Pedra)” (Jo 1,42)
Ora, se Jesus disse: “Simão tu és CEFAS e sobre esta CEFAS edificarei a minha Igreja”, como negar que Simão é a CEFAS (Pedra) sobre a qual Jesus edificou sua Igreja? Se Jesus chamou Simão de CEFAS, se toda a Bíblia chama Simão de CEFAS, como negar que CEFAS é Simão?
E o mais importante é notar que Jesus aplica a Simão a mesmíssima figura que a Bíblia aplica ao Senhor Jesus: CEFAS. Isto tem um significado profundo. Vemos que Jesus aplica a Simão, no momento da fundação da Igreja, uma figura própria de Jesus. E assim, Jesus faz de Simão um outro “Cristo”, ou seja, um representante.Justamente porque aplica a Simão a mesma figura com que a Bíblia normalmente faz referência ao Cristo. E é justamente isso que a missão do Papa significa: Ser representante de Cristo na terra.
Esta é a missão de Pedro e, na Bíblia, sempre que Deus escolhe um homem para dar-lhe uma missão sublime que abarca todo o povo de Deus, Deus muda o seu nome. Assim, Abrão se tornou Abraão, pai de todos os crentes. Jacó se tornou Israel, pai do povo da antiga aliança. E Simão se tornou CEFAS, autoridade máxima na terra sobre o povo da nova aliança.
Autoridade máxima? Sim. Jesus confirmou a missão de Pedro de ser o representante de Cristo na terra. Pois além de aplicar-lhe uma figura que simboliza o Cristo, além de ter mudado o seu nome como fez com Abrão e Jacó, Jesus também deu-lhe explicitamente a autoridade que um representante de Deus na terra precisa: Ligar e desligar na terra e nos Céus!
“Eu te darei as chaves do Reino do Céu: Tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos Céus” (Mt 16,19)
Receber de Deus a autoridade para ligar e desligar na terra, já é uma autoridade estupenda; agora ter recebido de Deus a autoridade para ligar e desligar também nos Céus, isso só é possível e viável para um autêntico representante de Cristo na terra.
Importante observar que ao entregar as “chaves” (que, biblicamente, significa autoridade) a Pedro, novamente Jesus está atribuindo a Pedro um atributo que a Bíblia atribui ao Cristo:
“Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi – que abre e ninguém pode fechar, que fecha e ninguém pode abrir” (Apc 3,7)
Nesta passagem, o livro do Apocalipse está fazendo referência a uma passagem de Isaías, a qual certamente também Jesus se referia ao entregar as chaves do Reino dos Céus a Pedro, transferindo a autoridade da antiga aliança para a nova aliança:
“Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Irei revesti-lo com a tua túnica e cingi-lo com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá.
Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi. Se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá.
Irei fixá-lo como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.” (Is 22,19-23)
Portanto, tanto o Apocalipse utiliza esta passagem de Isaías para atribuí-la ao “Santo e Verdadeiro”, ou seja, Jesus, como Jesus também a utiliza para atribuí-la a Pedro. Novamente a mesma figura (as chaves) é atribuída tanto a Jesus, como este a atribui a Pedro. Novamente, portanto, Jesus confirma Pedro como um autêntico representante de Cristo na terra.
Porquê Jesus chama Simão Pedro de pedra?
Para aplicar a Pedro a mesma figura (Pedra) que a Bíblia aplica ao Cristo.
Para mudar seu nome, conforme costume bíblico de mudar o nome daqueles a quem Deus chama a uma missão que abarque todo o povo de Deus.
E Jesus confirma esta sua intenção de entregar o primado a Pedro, dando-lhe a autoridade de ligar e desligar, não só na terra mas também nos Céus, através da figura das “chaves” que a Bíblia aplicou a Jesus, e Jesus a aplicou a Pedro.
Por tudo isso, concluímos que Jesus chamou Simão Pedro de Pedra para declará-lo como o legítimo representante de Cristo na terra. E é sobre este legítimo representante de Cristo na terra que Jesus afirma
que edificará a Sua Igreja (Mt 16,18), ou seja, a Igreja Católica, pois é na Igreja Católica que encontramos o sucessor de Pedro, o Papa, cuja missão, portanto, é ser o representante de Cristo na terra,o site está aqui logo a baixo para conferir.
que edificará a Sua Igreja (Mt 16,18), ou seja, a Igreja Católica, pois é na Igreja Católica que encontramos o sucessor de Pedro, o Papa, cuja missão, portanto, é ser o representante de Cristo na terra,o site está aqui logo a baixo para conferir.
Porqué Jesus Chama Simão Pedro de pedra ? «A Fé Explicada
afeexplicada.wordpress.com / ... / porqué - jesus - cham ... - Traduzir esta página 25 de maio de 2011 - De hum MoDo Geral uma bíblia muitas Vezes tipificou Jesus com como Figuras da Rocha UO da Pedra . Mas Em Mt 16,18 E CEFAS Impossível Que Tal..
.olha quem leu este texto acima pode ver que isto é muito preocupante, uma mal interpretação pode ser a destruição de toda uma nação; antes de comentar este texto,vou dar um exemplo; um dos melhore papas,foi Agostinho de hipona, ele tem uma história maravilhosa no inicio da era papal, no 4º século, Agostinho escreveu alguns livros, mas eu quero mencionar o seu livro chamado, a cidade de Deus, Agustinho foi um homem de muita experiência,ele foi tudo,foi incrédulo, foi cristão,foi papa, foi filósofo,poeta,escritor,era um homem muito realista, no seu livro, a cidade de Deus, Agostinho traça um dramático perfil entre as duas cidades,a cidade terrena e a cidade de Deus.
e ele como qualquer um cristão crer, ele também defendia, que tudo que pertence a Deus deva ter o primeiríssimo lugar, pois Deus é superior a todas as coisas, a todas as pessoas,a qualquer reino ,o seu juízo é que precisa prevalecer, dizia Agustinho, o estado deveria estar a serviço da igreja, todos os povos da terra precisam reconhecerem a soberania de Deus,veja um texto de santo Agostinho, onde ele enfatiza que o Estado deva estar a serviço da igreja,
Santo Agostinho (Tagaste, 354 - Hipona, 430) Em A Cidade de Deus, a sua obra mais ponderada, Santo Agostinho adota a postura de um filósofo da história universal em busca de um sentido unitário e profundo da história. A sua atitude é sobretudo moral: há dois tipos de homens, os que se amam a si mesmos até ao desprezo de Deus (estes são a cidade terrena) e os que amam a Deus até ao desprezo de si mesmos (estes são a cidade de Deus).
Santo Agostinho insiste na impossibilidade de o Estado chegar a uma autêntica justiça se não se reger pelos princípios morais do cristianismo. De modo que na concepção augustiniana se dá uma primazia da Igreja sobre o Estado. Por outro lado, há que ter presente que na sua época (séculos iv-v) o Estado romano está sumamente debilitado perante a Igreja.
Sabe o que os bispos de Roma fizeram,eles, de posse desta obra de santo Agostinho, eles se uniram ao estado, e o pior, se uniram com o paganismo,o que santo Agostinho nunca ensinou, e nesta união eles aceitaram assim a veneração as imagens de esculturas trazendo as para dentro das igrejas católicas,quebrando assim o segundo mandamento da lei de Deus, tirou o sábado dos mandamentos de Deus e substituiu o, com o primeiro dia da semana,o domingo,ficando assim, uma igreja de doutrinas misturadas, da doutrinas de Deus, com as doutrinas de Babilônia adoração dos astros;
E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor; e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e assim, virados para o oriente, adoravam o sol. Ezequiel 8:16. A igreja então passou a ter uma doutrina prostituida, Roma estava aliada com o mundo da idolatria, Assim como fez Judá, Roma fez muito pior, porque Judá estava nesta época, sendo dominado por Babilônia;
mas com os bispos romanos foi diferente, eles tinha conquistado o poder maior, eles dominavam Roma, com a união com o estado, eles tinham todos os poderes terrestres do poder religioso, do poder político, e judiciário, e com a teoria de literaturas como a cidade de Deus, do santo Agostinho, e os tribunais indo com eles as ruas para obrigarem a cada cristãos a por as coisas de Deus em primeiro lugar,em seis combates em datas diferentes que eles chamavam de cruzadas,que eles fizeram para que os judeus tradicionais,que não aceitaram o cristo, então teriam que devolverem a terra santa;
os judeus tiveram que pagarem um grande preço,as cidades judaicas foram devastadas de um modo geral, homens mulheres e crianças,foram destruídos dentro das suas próprias casas, quer saber tudo isto, em detalhe? Examine esta obra histórica de Eusébio de cesaréia HISTÓRIA ECLESIÁSTICA - Eusébio de Cesaréia
pt.scribd.com/.../HISTORIA-ECLESIASTICA-Eus... - Translate this page,
tudo contribuiu para a supremacia de Roma,a conversão de Constantino, logo após os anos trezentos, o cristianismo passou a ser a religião do império romano,e as doutrinas da igreja eram impostas sobre duras penas ,duras leis, e todos eram obrigados a aceitarem o sistema de doutrinas da igreja católica; e quem não aceitasse seriam levado ao tribunal da inquisição, e como sendo um defensor de heresias, era julgado como um herege;
mas você se lembra que logo acima mencionamos duas mudanças na lei, qual foi? Cultos as imagens, e a santificação do domingo,a igreja havia mudado de lado! Estava com os pagãos, e usando de má fé com Deus,o seu nome santo era usado para dar louvor as imagens de esculturas, força ao poder romano;
e por este motivo os cristãos não podiam aceitar,é como dizia o antigo ditado, o altar era de Deus, mas o santo era o diabo,havia invertido se os valores,quem estavam sendo hereges eram os bispos de Roma, mas quem estavam sendo levado por eles, aos tribunais da inquisição,e eram condenados e mortos, eram aqueles que continuavam guardando os mandamentos de Deus,era os cristãos.então,nós podemos ver que toda uma interpretação errada, deu lugar a morte de milhares e milhares de seres humanos na idade média.
Agora nos vimos neste texto acima onde os padres dizem que a interpretação do texto em questão em que Jesus da a Simão o nome de cefas, pedra, onde a sua igreja seria edificada. A interpretação dos padres está errada, e é muito preocupante, porque? Veja que eles classificam A Pedro na mesma igualdade do próprio Cristo, é preocupante porque esta posição,sempre foi defendida pelo os muçulmanos e outras culturas não cristãs que crerem que Jesus foi um grande profeta igual a os outros profetas demais;
nos os Cristãos não aceitamos esta teoria, pois cremos que Jesus é Deus encarnado,e mesmo que outros também sejam a pedra, Jesus porem, é uma Pedra maior do que todas,é uma pedra preciosa e bem fundamentada,que ninguém consegue move La ,por isto é uma Rocha de esquina, não dar de ter duas rocha na esquina, só se for em outra esquina.
A confissão de Pedro acerca de Jesus
13 Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas.
17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;
19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16,13-19.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18. Em qualquer língua que valoriza o sentido da palavra, Simão,Significado do Nome: hebraico (Shim'on). Ouvinte. Aquele que ouve. poderemos comprovar que a palavra Pedro significa petros Significado e origem do nome Pedro.até 16/10/2012,tivemos (6374 acessos no Google) Significado do Nome: "latim (Petrus). ou pedra. O nome vem do grego (Petros). Petra, pedra.este é o significado de cefas; e tanto no grego como no latim, não classificam todas as pedras como sendo uma Rocha, portanto toda Rocha é uma pedra, mas nem toda pedra é uma Rocha.mais ainda que qualquer pedregulho fosse considerado uma Rocha, Jesus não seria comparado a qualquer pedra por ser uma Rocha inabalável, preciosa e especial.
não há nada no homem pecador que pode ser igualado a obra e o poder de Jesus: por isto é preocupante porque os padres se apresentam como sendo os Líderes do cristianismo, mas com o mesmo raciocínio dos pagãos,Pedro foi por Cristo,através do seu novo nome, feito uma pedra para o fundamento da igreja, Sim.para o fundamento, onde a igreja foi edificada? Na rocha,quem é a rocha? e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo. 1 Coríntios 10:4. Jesus foi a pedra, Pedro também foi a pedra, mais só a Jesus pode ser atribuído o título de rocha, porque?a Bíblia diz; Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é ele. E é aí que vem o sentido de Inabalável, o que nem um outro homem é.
Deuteronômio 32:4. paulo não via pedro como um unico líder, veja este verso,logo aqui abaixo;
e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9.
Deuteronômio 32:4. paulo não via pedro como um unico líder, veja este verso,logo aqui abaixo;
e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Gálatas 2:9.
A confusão que está dando o que falar, levando os estudiosos católicos achar que Pedro foi classificado no mesmo patamar de Cristo,é nisto aqui, Jesus é pedra, e Pedro também é pedra, como fica isto,? Muito fácil, mas precisa ser bem entendido. vamos entender primeiro a posição de Jesus, toda a Bíblia em dezenas de passagens, confirmam que Jesus foi a rocha,enquanto apenas uma citação Jesus atribuiu a Pedro o titulo não de rocha,mas de pedra,onde a igreja foi edificada, Portanto assim diz o Senhor Deus:
Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, defirme fundamento, ou, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse ou não foge. Isaías 28:16.aqui está Cristo,a pedra que pode ser chamada de Rocha, porque está bem firme,não se abala,é um rochedo bem fundamentado. Mas quanto as obras dos homens, ele disse;
E derribarei a parede que rebocastes com argamassa fraca, e darei com ela por terra, de modo que seja descoberto o seu fundamento; quando ela cair, vós perecereis no meio dela; e sabereis que eu sou o Senhor. Ezequiel 13:14.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:11.estamos vendo aqui que só Cristo é o fundamento, Isaias disse que ele seria um fundamento firme,e é aqui que entra a interpretação de uma pedra rocha,precisa ser inabalável,que não se move, o profeta disse;
firme,esta é a Interpretação de uma pedra classificada como rocha.e nesta rocha inabalável, foi lançada as pedra que foram quebradas sobre a rocha,e foram lançadas como o alicerce para levantar o templo de Deus, que foi edificado sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; Efésios 2:20.não sobre ele,mas na esquina, começando nele, de maneira que você sempre irar velo o,assim que olhar para a igreja.
Eu não posso dar uma particular interpretação, naquilo que está mais do que interpretado na palavra de Deus,neste texto acima, a Bíblia classifica os profetas e os apóstolos como os alicerces que deu inicio a o templo de Deus,que é aonde está também Pedro, Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18.a igreja de Jesus Cristo não iniciou no novo testamento, Jesus esteve no paraíso do Éden e foi ele quem criou o homem,e foi quem deu o fundamento da igreja verdadeira,todas as coisas foram feitas por ele, João 3:21 .
sete foi um fundamento, de igreja para os seus descendentes, Noé foi um fundamento para as gerações posteriores, Abraão foi um fundamento para Israel, no entanto em todas estas épocas nunca se levantou algum papa, para assumir o bispado deles; a Igreja de Cristo não é um império hierárquico, que um termina o seu mandato e passa para o outro a faixa de imperador, o sistema católico romano com o seu quadro de dogmas doutrinário não tem nada a ver com a igreja do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto quando Jesus disse; e as portas do inferno não prevalecerás contra ela,
ela quem? A igreja que foi fundada sobre o fundamento dos profetas e dos apóstolos, Jesus não fez de Pedro um papa,até porque se tivesse feito, a constituição deste governo seria centralizado nos mandamentos de Deus, dado no monte de Sinai, e não iria centralizar sua doutrina nas mesmas heresias que ele repudiou no monte da congregação dos santos; Êxodo 20:4.
Jesus quer que todos nós sejamos um alicerce bem rejuntado sobre a Rocha, será a única maneira de mantermos inabalável será edificados sobre o firme fundamento, Cristo. não só de Pedro, alias nunca devemos esquecer que Simão significa aquele que ouve,que se move, ou seja uma cana, mas a revelação que Simão fez mostrava que ele tinha recebido de Deus, Simão estava entendendo, o ministério do Cristo se todos abandonasse aquele ministério Pedro jamais faria isto,pelo ao menos foi o que ele mesmo disse;
e Jesus também não queria ver Pedro continuar sendo cana,mas pedra,Pedro entendia muito bem o significado dos seus dois nomes, pedra que seria o alicerce da igreja de Cristo, ou uma cana que pode ser torcida pelo o vento, segundo a Bíblia entre estas três alternativas de cana, pedra,e rocha, qual delas Pedro foi?
Vamos a Bíblia, Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Lucas 22:31,Jesus disse que satanás pediu para cirandar com Pedro,em um crivo,e Jesus orou por ele para que ele não caísse,isto prova que Pedro não estava sendo uma rocha, pois se fosse uma rocha, não teria como ciranda La em um crivo,portanto ele não era mais uma cana,pois uma cana não pode se ajoeirada em um crivo, e muito menos uma rocha inabalável, e bíblia estaria trazendo um simbolismo contraditório, pois satanás com toda a sua malícia e astucia mesmo através de símbolos, ele não teria como cirandar com um rocha inabalável, em um crivo.
Pedro era uma pedra que estava no crivo do inimigo,e Pedro não maior do que os seus antepassados que enfrentaram o crivo,mas tiveram a proteção divina, veja; Pois eis que darei ordens, e sacudirei a casa de Israel em todas as nações, assim como se sacode grão no crivo; todavia não cairá sobre a terra um só grão. Amós 9:9.
Pedro foi cirandado por satanás, isto mostra que ele não era uma rocha inabalável,mas um pequeno seixo, no crivo. Veja que Cristo teve medo de Pedro fracassar ,cair ,alguns interpretes costuma dizer que Pedro era uma pedra, por isto seria uma rocha,mas não é isto,estas pequenas pedras que pode ser levantadas na palma da mão, ou em um crivo, não pode ser chamadas de rochas,pedras removíveis não são rochas,alguns querem apelar para as enciclopédias e dicionários, mas a literatura está limitada ao conhecimento do homem, revela apenas a teoria e cultura local ,de cada nação.
Agora veja outra contradição,os seguidores de Jesus era considerados como sendo uma seita por muito tempo, vamos para o ano 64,Paulo chaga em Roma,e procura os irmãos, e veja como é recebido. No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada. Atos dos Apóstolos 28:22.só para lembrar,para os romanos os cristãos eram impugnados,desprezíveis ,hereges, todos eram contra,até os cristãos habitantes de Roma não visitavam Paulo para não serem discriminados, tinham medo de confessar que eram Cristãos,
Olha Paulo ficou dois anos preso em cesaréia quando apelou para ser ouvido pelo imperador,augusto Cesar em Roma,e ao chegar em Roma teve que ficar mais dois anos em uma prisão domiciliar aguardando para falar com Cesar, Nero Cláudios Cesar Augustos Germânicos - pela a maneira como os cristãos eram tratados em Roma, Paulo sabia que ele não sobreviveria a arrogância de Nero que sem julgar os cristãos, ou seja, em ser cristãos, já era o motivo pera ser jogado na cova dos leões ;
a prisão de Paulo era uma ação pública para o manter ló fora do ambiente social,ele não podia sair para trabalhar, mas tinha que pagar o aluguel e arrumar o seu próprio alimento, ele era romano, mas a discriminação se dava pela a sua seita,cristão; alguém dos seus familiares e amigos podiam sim vizita ló, mas ele mesmo não podia sair da casa, Nero menosprezava os cristãos,ninguém quis enfrentar a audiência com Paulo,por medo de ser condenado junto com Paulo, só Lucas o acompanhou por ser o médico que o acompanhava,por motivo específico.
para os carrascos, do império de Nero, tanto fazia libertar ou condenar, um cristão, isto para eles não mudava nada,Nero era frio e sem afeto natural, quando Paulo foi sentenciado a ser levado a presença de Nero, ele sabia que a sua condenação, era certa, Nero só ouviu um pouco a defasa de Paulo, apenas para saber se ele era mesmo um cristão, em dado momento ,o imperador suspendeu a audiência dando por encerrada sem pronunciar sentença nenhuma contra Paulo.
Paulo voltou alegre para casa porque parecia que a condenação que era certa não iria mais acontecer, Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão, 2 Timóteo 4:17.
Você pode perguntar, mas então Paulo estava enganado , sim. Não é do agrado de Deus que um dos seus servos fique sabendo por antecedência o dia da sua morte, e Paulo na mesma semelhança de Jesus, Paulo tinha completado o seu ministério,e Deus havia afastado ,mas todo o céu estava como testemunha, que ele nada havia feito para merecer a morte,e ele estava para honrar a Cristo também com um sacrifício de sangue,Paulo era inocente e foi sacrificado dor ser cristão, mas Deus sabia de tudo, e só não o resgatou, pois encontrou nele força,para assim como o seu mestre Jesus, que deu a vida pela igreja em Jerusalém; Paulo deu a vida em Roma dor amor a igreja do senhor.
Paulo que havia recebido de Jesus a missão de evangelizar os gentios, também havia cumprido a sua missão, e assim no seu julgamento,ele não sabia o seu ultimo dia como evangelista,e por isto, ao não ser sentenciado a morte, ele saiu esperançoso,pensando que o seu trabalho ainda continuaria
mas não foi nada disto, pois passando apenas alguns dias depois Nero determinou, que Paulo fosse decapitado e por aquele mesmo tempo,Pedro teve também a sua condenado como maldito,e foi levado a morte de cruz,a seu pedido,ele foi crucificado de cabeça para baixo.
segundo Edjar dias.redator de histórias do ensino superior, nos dias do império de Nero que mandou matar a Paulo e Pedro, havia um grande ódio dos magistrados de Roma contra os cristãos que eram assassinados nas ruas, eram levados a morte pelo o fogo, e a cova dos Leões,a cruz, a espada,os apóstolos Pedro e Paulo foram condenados por este referido império romano,e foram mortos por fazerem parte de uma seita vista como, impugnada,e esta impugnação durou em Roma até o império de Constantino no ano 312 dC ;
portanto os apóstolos Pedro e Paulo que morreram em Roma, nunca tiveram poder em Roma e foram mortos como hereges, aquele que prega heresias ,isto aconteceu desde de o sacrifício de Jesus até o ano 313 no império de Constantino,veja este relato abaixo, quando foi que o cristianismo veio a ter liberdade em Roma.
Os sinais do céu
"Uma surpreendente conjuntura fez com que a ação de Constantino pela Palestina tivesse uma repercussão histórico-universal que se estendeu por muitos séculos.
.Segundo Eusébio de Cesaréia, o primeiro historiador da igreja cristã, falecido em 341, foi o próprio imperador Constantino, o Grande, quem lhe confessou ter tido as duas visões que o convenceram de que Cristo o escolhera para missões extraordinárias. A primeira delas deu-se nas vésperas da Batalha Saxa Rúbia, quando ele teria visto no céu, em meio às nuvens, a poderosa imagem da cruz e uma voz que lhe dissera
Minha paz está contigo... com este sinal vencerás”. E de fato, assim se deu. Apesar de inferiorizado, Constantino bateu fácil o então seu rival chamado Maxêncio. Não havia, entretanto, vencido a guerra. Dias depois, em 28 de outubro de 312, um pouco antes de ter que atravessar a Ponte Milvio sobre o rio Tibre, travando uma outra batalha para poder chegar ao centro de Roma, novamente ouviu uma voz.Desta vez ela lhe ordenara que removesse a águia imperial dos escudos romanos, colocando um outro símbolo no seu lugar. De imediato Constantino providenciou a alteração , afixando neles as letras “chi”(“c” em grego, que tinha forma de um xis) e “rho” (“p”em grego), que vinham a ser as iniciais gregas de
Cristo, logo encima das pela coroa de espinhos. Os inimigos foram esmagados nas estreituras da ponte, e o próprio Maxêncio pereceu afogado no Tibre.
A Conversão de Constantino - O Édito da tolerância
Aparentemente, aquela era mais uma das tantas batalhas travadas entre os caudilhos romanos -iniciadas quatro século antes pela vitória de Silas no ano de 82 aC. - , para decidir quem seria o senhor dos destinos da Cidade Eterna. Porém não foi assim. Ela,a Batalha da ponte Milvio, mudou não somente o Império, mas boa parte do mundo. No ano seguinte à vitória, em 313, em sinal de gratidão, o imperador vitorioso publicou o
Édito de Tolerância
em Milão,concedendo liberdade religiosa aos cristãos,considerando sua fé como
religião licita
.
O alívio entre os perseguidos foi imenso. A longa caçada que o governo romano movera por dois séculos e meio contra os seguidores de Cristo, com sua esteira de mártires, vítimas da tortura e de flagelos mil, chegava ao seu fim.
A CONVERSÃO DE CONSTANTINO - Scribd
pt.scribd.com/.../A-CONVERSAO-DE-CONSTAN... - Translate this page23 ago. 2008 – A Conversão de Constantino - O Édito da tolerância Aparentemente, aquela ... Foi a última que eles sofreram, pois com Constantino tudo se ..
Edito ou decreto do Imperador Constantino
www.jesusvoltara.com.br/selo/edito.htm - Translate this pageComentada a chamada "conversão" de Constantino, escreve o erudito Bispo Arthur Cleveland Coxe: "Foi uma conversão política, e como tal foi aceita, ...
Constantino se sentiu um privilegiados pois quando aceitou a Cristo Jesus,ele pode ter no seu império as imagens dos seus deuses, e o seu dia consagrado para a adoração,que sempre fez parte da adoração dos fieis das crenças antigas das primeiras nações da antiga Babilônia, e do Egito.
Início das raças e nações, Nimrode Semiramis Babel Babilônia ...solascriptura-tt.org/.../Nacoes-NimrodeSemiramis... - Translate this page Ele foi o primeiro tipo de Anticristo. ... Demonstrando sua profunda rebeldia contra Deus, Ninrode chefiou a construção de ... Ninrod - Semiramis - Tamuz ... uma grande multidão, a saber, todo o povo que habitava na terra do Egito, em Patros ...
Porem a liberdade dos cristãos durou pouco, pois os bispos já vinham desde do 3º século mantendo as doutrinas da antiga babilônia junto com os mandamentos da lei de Deus, os bispos de Roma fizeram uma jogada de marketing diabólica, enquanto Constantino, estava elevando o cristianismo a nível mundial,ele percebeu que os bispos havia trocado as cartas na mesa, eu estou referindo a os mandamentos de Deus; mas com Constantino estava muito afeiçoado a o cristianismo, e baixou um decreto em que em todo o seu império, a religião oficial,passara a ser o cristianismo.
Ele antes era pagão e recém convertido ele não tinha em mente que Deus não aceita a mistura de doutrinas,a intenção dele era boa, pois ele não sabia que mesmo com a sua conversão continuava no paganismo, a armadilha do diabo tinha sido muito bem feita;
Porem ele tinha pouco conhecimento sobre a doutrina do cristianismo, ele achava que isto funcionava assim mesmo,como um senado federal, em que a sua liderança, que no caso da igreja romana que era e é os bispos, a liderança maior, eles estariam ordenados a fazerem cortes e emendas atualizando,o quadro doutrinário a seu bel prazer,portanto quando o
imperador Constantino se converteu ao cristianismo;
ele quis na sua boa intenção, elevar o poder do cristianismo para todo o seu império,o que ele não sabia era que a aceitação das veneradas imagens pagãs, e a santificação do primeiro dia da semana,como passaria a ser o dia do senhor, estaria chegando assim como o sinal do paganismo, como um veneno mortífero contaminando toda a massa;do verdadeiro cristianismo.
e logo a frente quando no ano 321 quando Constantino decretava que em todo o império romano a religião oficial do seu império passaria a ser o cristianismo,ele estava sendo usado como uma marionete, pelo os bispos romanos, pois a santificação do domingo não era como dizia os bispos, o sinal da ressurreição ,pois os babilônios a 300 anos antes de Cristo Nasser, já veneravam os astros, e cuja festividade do deus solis era no primeiro dia da semana,
os bispos eram quem estavam na obrigação e o dever de orientarem e ele, que os sacrifícios do Demônios, não pode ser oferecido na mesa do Senhor; mas eles não fizeram e acabaram perdendo toda a noção espiritual,das coisas separadas a Deus, hoje eles não temem em dizer que Pedro foi nomeado no mesmo patamar de Cristo, eles já não tem mais o Espírito da distinção espiritual.e isto vai piorar!
Portanto nunca devemos tomar como certas as interpretações daqueles que desprezaram a luz do Espírito Sento, para fazer particularmente as suas próprias interpretações da palavra de Deus, e um grande exemplo está aí nesta interpretação deles sobre Pedro como o primeiro papa isto nunca aconteceu, o império romano iniciou no ano 27 aC;
mas a igreja de Cristo veio se estabelecer por volta do ano 27 dC quando Jesus foi batizado e chamou os seus primeiros discípulo junto ao mar da Galiléia, mas e depois da morte de Jesus, muitos deles foram mortos, porque os religiosos e governantes da época, não via eles como religiosos ,mas como hereges e fanáticos, e foi por isto que se desencadeou uma grande perseguição em Jerusalém e os discípulos de Jesus tiveram que fugir para outros países;
mas neste estudo nos estamos analisando a teoria da igreja católica romana que durante toda a sua existência tem pregado que Pedro foi o primeiro papa de Roma,mas isto realmente segundo a mais antiga literatura, de historiadores,isto nunca aconteceu, porque? O império romano iniciou com o imperador Caio Júlio César Otávio Augusto., Nova História: A Roma Antiga Translate this page. O império romano durou de, (27 a.C. - 476 d.C.) foram mais de 500 anos de Roma sendo dominada pelo os imperadores ocidentais,mais neste estudo, nós queremos mencionar como destaque, um imperador, foi Constantino
Um jovem general . É SÓ Clicar Aqui e Continuar lendo.
Constantino se converteu em 312 a o cristianismo e no ano seguinte em 313 ele sanciona um decreto lei que garantia a Liberdade religiosa dos cristãos, então do ano 27dC –a 313 dC-foram 286 anos em que os cristãos foram sempre tratados como um povo impugnado, odiado,não havia punição para quem matasse um cristão, quando a Bíblia diz impugnada, é porque eles eram vistos e tratados sob um forte teor de discriminação e menosprezos ,
assim como fora os judeus com os gentios, entre os romanos os cristãos eram tratados ainda pior, pois os cristãos,em Roma não tinham direito a nada,nem propriedade, nem apoio publico, a presença dos cristãos era repugnada e perturbadora,mesmo se ele estivesse calado,isto durou 286 anos,o cristão não tinha direito a defesa pública,ou seja o estado não lhe garantia o direito a cidadania,portanto quando os bispos diz que Pedro foi o primeiro,papa isto não é verdade,Pedro e Paulo foi morto por ordem do imperador romano como sendo dois hereges portanto dizer que Pedro foi um papa em Roma isto é uma grande demagogia.
Mas aqui vem uma outra questão, os papas dizem que eles são a sucessão de Pedro, mas como,se Pedro nunca subiu ao trono Romano, e os imperadores romanos,também nunca se desligaram da hierarquia romana,dês de 64 dC-até o ano de 2005 foram cerca de 267 papas, e nunca algum deles se renderam as doutrinas que Pedro e Paulo defenderam até a morte,em Atenas Paulo foi duro contra a veneração as imagens de esculturas; Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem. Atos dos Apóstolos 17:29.
em cesaréia Pedro foi contra um homem se ajoelhar diante de outro homem, 24 No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos.
como os papas que adotaram estas heresias podem querer ser os herdeiros de um trono que Pedro nunca teve.e de um costume com exaltação própria que Pedro não aceitou;as coisas que os papas fizeram nunca teve fundamento nem na vida dos apóstolos, nem na Bíblia.
isto é difícil para muitos entenderem pois os bispos conseguiram inverterem os valores,e quem guardava os mandamentos de Deus para eles eram os hereges e os bispos que pregavam a veneração do dia do sol,que era um costume Babilônio ( e assim, virados para o oriente, adoravam o sol.) Ezequiel 8:16.
E quando surgiu os decretos contra os cristãos em 538, quando o império papal se destacou como donos absolutos do poder, e não permitiam outros princípios de crenças diferentes, pois se não fosse igual a eles,era hereges, eram julgados e mortos,decretos que perdurou de 538—1798 d-C fora 1260 anos em que os mandamentos de Deus eram protestado por eles como heresias, mas qualquer heresias que os bispos romanos adotavam era elevada ao nível de superioridade diante da Bíblia, e teria que ser respeitadas como doutrinas de Deus.
como você pode ver dez de que Cristo restaurou a verdadeira doutrina os seus servos nunca tiveram apoio neste mundo, e os carrascos do reino de Cristo sempre foi o império romano, portanto é contra os romanos que Jesus terá uma ultima batalha, quando você ler no apocalipse esta guerra referindo como sendo babilônia, o apocalipse está falando de Roma, a babilônia antiga jamais se levantará como guerreira na história apocalíptica ela foi destruída bem antes de Cristo, mas o seu sistema de culto pagão vem sendo recambiado por Roma para a história apocalíptica;
o calo no calcanhar de Israel, foi a antiga Babilônia pagã, e o calo no calcanhar de todos os cristãos em toda a era do cristianismo foi Roma pagã , e a Roma cristã,Roma vem se especializando a cada época, atualizado,os seus dogmas dando nome cristãos aos ídolos antigos da Babilônia e do Egito, para terem uma boa aceitação, dentro do cristianismo, e hoje com toda esta mistura, uma verdadeira prostituição espiritual, vem os bispos romanos dizendo que são os herdeiros do bispado de Pedro, e que eles são os representantes de Jesus;
ora meu amigo nos não estamos mais na idade média, estamos vivendo na era de informática, ou vocês bispos católicos se convertam a o Deus Criador, ou vão perecer pelo sopro da boca do Senhor Jesus, mais os nossos queridos amigos católicos sinceros, certamente vão ouvir a vos do verdadeiro pastor, Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor. João 10:16.
e todos quantos ouvir a vós de Jesus irão serem salvos porem,não La dentro, eles serão chamado á sair de La , Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4. Não fiquem confiados nas teorias dos bispos, pois eles não tem salvação para dar para ninguém, só Cristo é o nosso Salvador.
Nome e importância
Veja aqui abaixo mais um esclarecimento da Fonte: palavraprudente.com.br também falando sobre Simão Pedro.
Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simeão. Cristo mudou seu nome para , Kepha (Cefas em português, como em Gálatas 2:11), que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como , Petros, através da palavra , petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
A mudança de seu nome por Jesus Cristo, bem como seu significado, ganham importância de acordo com a Igreja Católica em Mt 16, 18, quando Jesus diz: "E eu te declaro: tu és Kepha e sobre esta kepha edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão nunca contra ela." Jesus comparava Simão à rocha. Pedro foi o fundador, junto com São Paulo, da Igreja de Roma, sendo-lhe concedido o título de Príncipe dos Apóstolos.
Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana"Jesus nunca disse que Pedro seria um bispo ou um papa mas disse; tu serás chamado Cefas.
Significa pedra e indica uma pessoa simples mas que busca a realização intelectual e espiritual. Ele se destaca pela vida disciplinada e pela determinação com que luta pelos seus objetivos. Mas seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo no cotidiano. Tende a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade
O nome dele é Simão Bar (filho de) Jonas (nome do pai). O sobrenome na antiguidade judaica é o nome do pai. Simão significa "cana". Quando Jesus dá o nome de Pedro a Simão, está lhe atribuindo uma missão, neste caso a de ser pedra fundamentel da Igreja, como texto o quer designar. No entanto, ele, Simão, continua sendo "cana" para mostrar que é um homem simples e frágil como qualquer outro. Por isso, quando, em Jo 21, Jesus o questiona se ele o ama, diz: "Simão, filho de Jonas, tu me ama mais que estes?" e não Pedro, pois não está aí atribuindo algo à missão de pedra que lhe foi dada.
No caso de "Simão Pedro" quer dizer "Simão, a pedra", como Paulo dirá a respeito dele, de Thiago e de João, "os pilares da Igreja".Pedro é o nome da missão de Simão. O homem que é agora pedra sempre foi Simão, "cana".
No caso de "Simão Pedro" quer dizer "Simão, a pedra", como Paulo dirá a respeito dele, de Thiago e de João, "os pilares da Igreja".Pedro é o nome da missão de Simão. O homem que é agora pedra sempre foi Simão, "cana".
CATOLICISMO E O PAPADO
"E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus" Mateus 23:9
Nesse terceiro capítulo, quero começar definindo alguns dos termos que usarei. O primeiro é Papa, que vem do Grego papas e, em Latim, papa significa pai. Esse termo refere-se ao oficial mais importante da Igreja, segundo o Catolicismo Romano. A palavra papado refere-se ao sistema de governo eclesiástico do qual o Papa é reconhecido como o cabeça suprema. A palavra papal significa do ou pertencente ao Papa. A palavra Pontífice é outro termo para Papa. A palavra Vaticano refere-se à sede do poder e da autoridade do Papa que está em Roma.
O ofício do Papa, e tudo o que está aí relacionado, não está sustentado pela Palavra de Deus. Esse oficio simplesmente não se encontra nela! Precisamos estabelecer esse fato logo de início. Os únicos dois oficiais que o Senhor Jesus estabeleceu em suas igrejas são o pastor (ou bispo ou presbítero, como também este oficio pode ser chamado) e o diácono.
O CATOLICISMO ENSINA QUE PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA
O Catecismo de Baltimore, Confraternity Edition, diz, na questão # 147, "Em Sua Igreja, Cristo deu um poder especial a São Pedro, fazendo-o o cabeça dos apóstolos e o mais importante professor e administrador de toda a Igreja ... São Pedro foi reconhecido pelos primeiros Cristãos como o cabeça da Igreja".
A questão # 148 continua, dizendo, "Cristo não intentava que o poder especial do mais importante professor e administrador de toda a Igreja pudesse ser exercido apenas por São Pedro, mas intentava que esse poder pudesse passar a seus sucessores, o Papa, o Bispo de Roma, que é vicário de Cristo sobre a terra e o visível cabeça da Igreja".
Por fim, a questão # 159 diz, "...O supremo poder de São Pedro na Igreja tem passado por uma linha ininterrupta de seus sucessores na Santa Sé de Roma".
O Catolicismo reivindica que Pedro foi Bispo, em Roma, de 42 dC. a 67 dC. (25 anos) e então crucificado pelo imperador Nero. A reivindicação do Catolicismo de que Pedro foi o primeiro Papa é crucial para todo o sistema Católico. A reivindicação de ter uma origem apostólica sustenta-se ou derroca com o fato de Pedro ter sido o primeiro Papa.
A Palavra de Deus não ensina que Pedro foi o primeiro Papa. Ela também não ensina que Pedro tinha autoridade sobre os outros apóstolos. A Palavra de Deus nem sequer conta-nos que Pedro foi a Roma. O Senhor Jesus Cristo não deu a Pedro autoridade sobre os outros apóstolos nem sobre a Igreja.
Em Mateus 20:25-27, o Senhor Jesus está corrigindo os discípulos por procurarem posições de honra e poder sobre os outros. "Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo".
Quem presidiu a única conferência das igrejas primitivas em Jerusalém, em Atos 15:13-21? Não foi Pedro. Foi Tiago! Pedro não falou primeiro, nem reivindicou o direito da direção e nem deliberou o veredicto final. Em Atos 8:14, encontramos Pedro, juntamente com João, sendo enviado pelos apóstolos a Samaria para cuidar de alguns assuntos. Pedro não está enviando aqui. Ele está sendo enviado. Essa é certamente uma indicação de que Pedro não era superior aos outros apóstolos.
Pedro foi repreendido e corrigido pelo apóstolo Paulo em Gálatas 2:11-21, portanto Pedro obviamente não era superior a Paulo, como o Catolicismo reivindica. Pedro não teve primazia sobre Paulo.
Nesse assunto é importante que descubramos exatamente o que Pedro reivindicou para si? Quando nos voltamos ao Novo Testamento, constatamos que Pedro nunca reivindicou supremacia sobre a Igreja ou sobre os outros apóstolos. Pedro nunca reivindicou ser o Papa. Em I Pedro 5:1, reivindicou ser presbítero entre presbíteros. Chama a si mesmo de presbítero, não Papa. "Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles...".
No versículo 3, Pedro continua instruindo aos pastores a não terem domínio sobre as igrejas. "Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus...". E, em I Pedro 2:25, Pedro diz que Cristo é Pastor e Bispo das almas, não ele mesmo, nem algum Papa! "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas".
Numa ocasião em que as pessoas tentaram prostrar-se em adoração a Pedro, ele recusou tal adoração. Atos 10:25-26 diz, "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebe ló , e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem". Essa é uma atitude contrária a dos Papas, que se sentam sobre o trono em suas coroações e são adorados pelos Cardeais ajoelhados, e que beijam suas mãos direitas e seus pés.
Pedro nunca menciona Roma em nenhuma de suas cartas no Novo Testamento. Isso é realmente estranho se Pedro foi o primeiro Bispo de Roma e o primeiro Papa. Em I Pedro 5:13, Pedro diz àqueles a quem está escrevendo: "A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda...".
A fim de tentar reafirmar o ensinamento de que Pedro foi Papa de Roma, o Catolicismo diz que Babilônia nesse caso é uma referência obscura a Roma. Numa nota introdutória sobre o livro de I Pedro, a Versão Fraterna da Bíblia da Igreja Católica diz, "O lugar da composição é dado como Babilônia...uma designação obscura à cidade de Roma".
Pedro nunca foi metafórico nem apocalíptico naquilo que escreveu. Pelo contrário, foi direto, na verdade, quase rude, naquilo que tinha a dizer. A Babilônia que Pedro menciona aqui é literalmente a cidade Babilônia, no Rio Eufrates, e Pedro está simplesmente dizendo que o eleito da Babilônia manda recordações aos Judeus Cristãos a quem Pedro estava escrevendo.
Babilônia aqui não é mais obscura do que "...Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia", a quem Paulo endereça sua carta em I Pedro 1:1. Em Apocalipse 17:5, Roma é chamada Babilônia, mas Apocalipse é um livro apocalíptico, com uma linguagem muito figurativa e simbólica, enquanto que I Pedro não o é. As cartas neotestamentárias de Pedro não são nem endereçadas a Roma nem partem de Roma.
O que Paulo tem a dizer sobre o fato de Pedro ser o primeiro Papa e Bispo de Roma? Em todas as suas 14 cartas, Paulo nunca menciona que Pedro seja o Bispo de Roma ou que Pedro esteja em Roma. Paulo escreveu sua epistola à igreja de Roma em 58 dC. O Catolicismo reivindica que nessa mesma época em que Paulo escreveu à igreja de Roma, Pedro era Bispo ou Pastor lá. Mesmo assim Paulo não fez nenhuma menção sequer de Pedro no livro aos Romanos.
Em Romanos 1:11, Paulo diz aos membros da igreja de Roma, "Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais conformados". Tal afirmação teria soado de forma rude e insultada para Pedro se ele fosse pastor lá há dezesseis anos, como ensina o Catolicismo. Em Romanos 16:3-16, Paulo manda recordações especiais a vinte e seis pessoas da igreja de Roma individualmente, nome por nome, mas não menciona Pedro.
Em outras epístolas neotestamentárias que Paulo envia de Roma, ele manda recordações a dezessete indivíduos, nome por nome, mas nunca menciona Pedro. Se Pedro estava em Roma quando Paulo escreveu de Corinto à igreja que estava lá, ou quando Paulo escreveu de Roma para Colossos, Éfeso, Filipos e para Filemom, Timóteo e Tito, por que não menciona Pedro uma vez sequer? Paulo não menciona Pedro em suas cartas à igreja de Roma ou em suas cartas de Roma PORQUE PEDRO NÃO ESTAVA LÁ, NEM NUNCA TINHA ESTADO LÁ!
A história de Lucas sobre as igrejas primitivas, no livro de Atos, descreve o trabalho de Pedro em Jerusalém, Samaria, Lida Jope, Cesaréia e Antioquia, mas não diz uma palavra sobre Pedro estar em Roma. Uma vez que Paulo entra em cena, Lucas dá pouca atenção a Pedro em sua história, no livro de Atos. Isso não faz sentido se Pedro era superior a Paulo, sendo Papa sobre ele. Apenas uma tradição posterior, e não a Palavra de Deus ou a história, localiza Pedro em Roma.
A maioria dos historiadores não católicos concordam que Gregório I ou Gregório o Grande, como ele é conhecido na história, foi o primeiro Papa que reinou como "bispo universal". Gregório reinou como o primeiro Papa de 590 a 604 dC.. Isso ocorreu muito, muito tempo depois que Pedro já tinha saído de cena, na verdade, cerca de seis séculos.
A primazia de Pedro sobre a Igreja não é um conceito bíblico. Tudo o que se refere a Pedro como Papa permanece como lenda e tradição. Nada disso vem da Palavra de Deus.
O CATOLICISMO ENSINA QUE O PAPA É O VERDADEIRO VICÁRIO DE CRISTO SOBRE A TERRA E, PORTANTO, O CABEÇA DA IGREJA
O termo vicário significa substituto ou representante. Nossa palavra vigário está relacionada a ela. Nosso Senhor Jesus Cristo foi o substituto e representante dos seus eleitos em sua vida perfeita e justa, e em sua morte sofredora e sanguenta de cruz.
O Catecismo de Nova York diz, "O Papa ocupa o lugar de Jesus Cristo na terra ... por direito divino o Papa tem poder amplo e supremo, em relação à fé e às morais, sobre todo e qualquer pastor e seu rebanho. Ele é o verdadeiro vicário de Cristo, o cabeça de toda a Igreja, pai e professor de todos os cristãos. É o governador infalível, aquele que funda dogmas e autor e juiz de conselhos; o governador universal da fé, árbitro do mundo, supremo juiz de todos, não sendo julgado por ninguém. É o próprio Deus sobre a terra".
O Papa João XXIII disse em sua coroação, em Novembro de 1958, "Ninguém pode entrar no aprisco de Jesus Cristo se não for guiado pelo Supremo Pontífice. Os homens só podem chegar à salvação quando estão unidos a ele, isso porque o Pontífice Romano é o Vicário de Cristo e Seu representante na terra".
Se realmente o Papa é Vicário de Cristo sobre a terra, deveria haver muita similaridade entre os dois, mas isso não é realmente constatado quando observamos a Palavra de Deus. Cristo usou uma coroa de espinhos, o Papa usa uma coroa tríplice incrustada de joias. Cristo disse, "Meu reino não é deste mundo", o Papa reivindica soberania espiritual e temporal no mundo.
Cristo lavou os pés dos discípulos, exibindo um espírito de humildade digno a ser imitado por seus seguidores, o Papa apresenta o seu pé para ser beijado e requer genuflexões e que se ponham de joelhos aqueles que tem audiências com ele. Cristo era pobre e humilde, tanto que não tinha nenhum lugar para sequer deitar sua cabeça, mas a riqueza material do Papa é de bilhões.Cristo disse:
a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está no céus, mas o Papa requer que todos o chamem de Santo Pai e seus padres sentem-se insultados se as pessoas não os chamam padres. Cristo viveu uma vida pura e modesta, muitos Papas têm vivido vidas notoriamente imorais e pecaminosas.
O verdadeiro vicário de Cristo sobre a terra não é o Papa, mas o Espírito Santo.
Em João 14:26, o Senhor Jesus está falando aos seus discípulos os preparando para quando Ele for para o céu e, nessa mesma ocasião Ele fala do Espírito Santo quando diz: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Devido ao trabalho do Espírito Santo no mundo, o ofício do Papa como Vicário de Cristo não é necessário nem desejável.
O Catolicismo diz que o Papa é o cabeça da Igreja. Um Catecismo de Doutrina, de Thomas L. Kinkead, diz, na questão # 496, "Nosso Santo Pai, o Papa, o Bispo de Roma, é o Vicário de Cristo sobre a terra e o visível cabeça da Igreja". O Catecismo de Baltimore, diz, na questão # 280, "... o Papa, como sucessor do mais importante dos apóstolos, São Pedro, tem o direito de criar leis para a Igreja Universal. O Pontífice Romano tem ampla ... e imediata jurisdição sobre a Igreja universal".
Entretanto, o Papa não é o cabeça da igreja como reivindica ser. A Palavra de Deus diz que Cristo é o cabeça da Igreja! Efésios 5:23 afirma claramente, "Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja...". Efésios 1:22-23 diz que Cristo é o cabeça sobre todas as coisas da igreja.
Deus "sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos". Colossenses 1:18 diz que Cristo, sozinho, deve ter preeminência na igreja. "Eele (Cristo) é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha preeminência".
As reivindicações do Catolicismo em relação ao Papa são nada mais do que blasfêmias. Isso é certamente parte da razão pela qual nossos antepassados Batistas fizeram fortes afirmações em relação ao Papa na Confissão de Fé da Filadélfia, de 1743.
"O Senhor Jesus Cristo é o cabeça da igreja, no qual, pelo desígnio do Pai, todo poder para a chamada, organização, ordenação ou governo da igreja está investido de maneira suprema e soberana, nem o Papa de Roma pode, de forma alguma, ser o cabeça dela, porque ele é ninguém outro senão o anticristo, o homem do pecado e filho da perdição, o qual exalta a si mesmo na igreja, contra Cristo e tudo o que se chama Deus, quem o Senhor destruirá com o esplendor da Sua vinda".
O ensinamento Católico de que o Papa é Vicário de Cristo sobre a terra e cabeça da Igreja também inclui o poder e a autoridade do Papa sobre os governos seculares desse mundo. O Catecismo de Baltimore diz, na questão # 162, "O Papa, como cabeça suprema da Igreja, não pode corretamente estar sujeito a nenhum poder secular da terra. A presente posição do Papa como cabeça da cidade do Vaticano mostra ao mundo que ele e seu lar não estão sujeitos a outros poderes seculares".
O mais autoritário de todos os credos Católicos é a afirmação do Conselho de Trento, que diz, em relação ao Papa, "Ele tem todo o poder sobre a terra ... Todo o poder secular é dele; o domínio, jurisdição e governo de toda a terra é dele por direito divino. Todos as autoridades da terra são suas súditas e devem submeter-se a ele".
A Igreja Católica ensina que a coroa tripla que o Papa usa simboliza sua autoridade no céu, na terra e no inferno. A posição de Dono do mundo não foi o que o Diabo ofereceu a Cristo e a qual Cristo o respondeu, Vai-te, Satanás?
Jesus Cristo disse que seu reino não é desse mundo e se recusou a exercer uma autoridade mundana. O Papa, entretanto, é uma autoridade mundial, um reizito com seu próprio território, sistema jurídico, sistema monetário, serviço postal e corpo de guarda militar. Ele reina sobre o Vaticano, uma nação dentro da cidade de Roma, cobrindo um território que é aproximadamente 1/4 de 1 quilômetro, com uma população de mil pessoas e outros 2000 empregados. Essa nação envia embaixadores a outras nações, assim como também recebe embaixadores de outras nações. Em Mateus 17:24-27, o Senhor Jesus Cristo pagou os impostos de Pedro, uma indicação de que Pedro era sujeito a autoridade civil e não o contrário.
Vejamos algumas perguntas importantes que todas as pessoas pensantes devem fazer: Por que a Palavra de Deus não nos fala que Ele iria mandar o Papa como Vicário de Cristo? Por que o Catolicismo quer que o Papa seja nosso professor em vez do Espírito Santo? Por que a Palavra de Deus não nos fala que Pedro é o cabeça da igreja? Por que o Catolicismo quer que o Papa seja o cabeça da Igreja em vez de Jesus Cristo?
O CATOLICISMO PREGA A INFALIBILIDADE PAPAL
Infalível significa incapaz de cometer erro e, quando aplicado ao Papa, significa que em certas circunstâncias o Papa não comete erros. Veja o que o Dicionário Católico diz, na página 29, sobre a infalibilidade do Papa. "Infalibilidade papal significa que o Papa não erra quando fala ex cathedra, isto é, quando fala como pastor e professor de todos os Cristãos, ele circunscreve doutrinas concernentes à fé e às morais a serem seguidas por toda a igreja".
Tudo o que o Papa diz e requer quando fala ex cathedra deve ser considerado como tendo a mesma autoridade que a Palavra de Deus ou, na verdade, mais autoridade. Ninguém pode questionar o que o Papa diz ex cathedra porque nessa situação ele é infalível, incapaz de cometer erros.
Bem, Pedro certamente não era infalível! O Senhor repreendeu Pedro severamente por causa do seu ponto de vista sobre o sofrimento de Cristo, em Mateus 16:22-23. Quando o Senhor estava sendo provado, Pedro praguejou e jurou e negou-o três vezes (Mateus 26:69-75). Anos mais tarde, Paulo repreendeu Pedro por causa de um erro espiritual de Pedro, em Gálatas 2:11, onde Paulo diz, "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível". Você pode imaginar alguém repreendendo o Papa atual dessa forma?
Pedro nunca reivindicou ser infalível! Em lugar nenhum o Novo Testamento ensina nem sequer deixa isso implícito que algum homem é infalível. Na história, as cismas papais, quando vários papas governaram ao mesmo tempo, aniquilaram qualquer idéia de infalibilidade papal.
A Grande Cisma de 1378-1417 abriu caminho para o rompimento entre as facções italiana e francesa da Igreja Católica. Nesse conturbado período, ambas as partes elegeram um Papa. Passou a haver, então, dois Papas, um em Roma e outro em Avignon, França. Cada Papa pronunciava anátemas e maldições de Deus ao outro. Foi formado um Conselho da Igreja em Pisa, em 1409, para resolver as coisas. O conselho votou a deposição de ambos os Papas e elegeram Alexandre V como Papa. Mas ambos os Papas depostos recusaram o rebaixamento e a Igreja passou a ter três Papas. Quais dos Papas eram infalíveis, vendo que trabalharam uns contra os outros?
A iniquidade e a imoralidade dos Papas destrói qualquer reivindicação à infalibilidade. O Papa Alexandre VI, que governou de 1492-1503, tinha muitas amantes. Sua favorita era uma mulher que já tinha sido esposa de três maridos sucessivos. Ela deu a luz a alguns filhos a Alexandre que o Papa reconheceu abertamente como seus filhos. A infame Lucrecia Borgia foi a filha favorita do papa. Alexandre, na verdade, comprou o ofício de Papa para si e foi acusado de ter matado o marido de uma de suas amantes. Todas essas informações estão na Enciclopédia Britânica que eu possuo.
O efeito da doutrina da infalibilidade do Papa sobre o Catolicismo é que ela elimina o pensamento e a consciência individual e destrói o espírito de independência. Ela bloqueia o caminho que conduz à aquisição do verdadeiro conhecimento da Palavra de Deus e da salvação. Ele conduz a multidão a enxergar muito mais o Papa do que a Cristo.
Tudo o que a Palavra de Deus tem a dizer é que ninguém senão Cristo é infalível! A revelação de Deus nas Escrituras é o único guia infalível que os cristãos têm. "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles", diz Isaías 8:20.
Em seu livro Batistas e Suas Doutrinas, B. H. Carroll disse aos cristãos, em relação à autoridade infalível, "O Novo Testamento é a lei da Cristandade. O Novo Testamento é toda a lei da Cristandade. Todo o Novo Testamento é a lei da Cristandade. O Novo Testamento sempre será a lei da Cristandade".
A Palavra de Deus é a única regra de fé e ordem e o Espírito Santo é o único interprete infalível da Palavra de Deus. O único Vicário infalível de Cristo sobre a terra é o Espírito Santo.
CONCLUSÃO
Em Mateus 23:9, o Senhor Jesus diz, "E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus". Nem Pedro e nem os outros apóstolos nunca foram tratados como Santo Pai, Sua Santidade, Papa ou Nosso Santíssimo Senhor!
Somente Deus é santo, diz Apocalipse 15:4! Santo e tremendo é o nome de Deus, diz Salmos 111:9. Em João 17:11, em Sua grande oração intercessora, o Senhor Jesus refere-se a Deus como "Pai Santo"! Somente Deus é santo e, de acordo com Isaías 42:8, Deus não divide sua glória com ninguém! "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei...".
Autor: Laurence A. Justice Tradução: Albano Dalla Pria 05/01 Revisão: Calvin G. Gardner 12/01
Fonte: palavraprudente.com.br
Fonte: palavraprudente.com.br
Hoje na História - 68 d.C.: Morre Nero, imperador que pôs fogo em ...
operamundi.uol.com.br/.../HOJE+NA+HISTORIA... - Translate this page9 jun. 2010 – Hoje na História - 68 d.C.: Morre Nero, imperador que pôs fogo em Roma. Tweet. Em 9 de junho de 68 d.C., declarado inimigo público pelo ...
O verdadeiro motivo de Nero colocar fogo em Romawww.artigonal.com › Educação › Ensino Superior - Translate this page13 jul. 2012...
Voz da Igreja: Sucessão Apostólica - Lista de todos os Papas
Cristo fez a Si mesmo a pedra fundamental em Mt 16,18. Será que a ...
www.universocatolico.com.br/index.php?/...sera... - Translate this pageJesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)''. A palavra ''Pedro'' em aramaico, que era a ...
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16 ...
br.answers.yahoo.com/question/index?qid... - Translate this page 15 answers - 26 Mar 2008 E Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas, que quer dizer Pedro (Pedra)" (S. João, 1, 41-42).
Porquê Jesus chama Simão Pedro de pedra? « A Fé Explicada
afeexplicada.wordpress.com/.../porque-jesus-cham... - Translate this page25 maio 2011 – “Tu és Simão, filho de João. Serás chamado Cefas (que quer dizerPedra)” (Jo 1,42). Ora, se Jesus disse: “Simão tu és CEFAS e sobre esta ..igual a Cristo !.
PEDRO FOI O PRIMEIRO PAPA?
www.jesusvoltara.com.br/ados/pag09.htm - Translate this pageE, olhando Jesus para ele, disse-lhe: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. Mais tarde ocorreu a célebre declaração de .
Site Facilita Cálculo do Ano de Batismo de Jesus
www.adventistas.com/.../calculo_batismo.htm - Translate this pageAlguns têm contestado o ano 27 A .D. como data do batismo de Jesus. ... que o 15º ano de Tibério César, quando João Batista iniciou seu ministério, foi ...
Nova História: A Roma Antiga
novahistorianet.blogspot.com/.../roma-antiga.html - Translate this page O Império Romano. Caio Júlio César Otávio (Octaviano) Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus) foi o primeiro imperador romano. Apesar de ..
O Império Romano (27 a.C. - 476 d.C.)
www.historiamais.com/imperio_romano.htm - Translate this page17 jan. 2011 – ... ao poder Otávio (27 a.C.-14 d.C.), primeiro imperador romano. ...Os séculos I e II foram notáveis, em especial pelas construções feitas em ...
Foi São Pedro o primeiro papa? O Apóstolo Pedro se tornou o primeiro papa da Igreja Católica Romana?
12 jul. 2012 – Quem foi o Primeiro "Papa"? Pedro? Há um pensamento geral entre os católicos de que Pedro foi o apóstolo que recebeu de Jesus a tarefa ...
"mariolatria, idolatria, Maria, imaculada, mãe de deus, Jesus, Deus, Espírito Santo, igreja evangelica, pastor, estudo bíblico, escola dominical, irmão, irmã, ...
Vida e Obra - Ordem de Santo Agostinho
SANTO AGOSTINHO - biografia, frases, pensamentos, filosofia de ...www.suapesquisa.com/.../santo_agostinho.htm - Translate this page
A Cidade de Deus - Santo Agostinho
pt.shvoong.com › Livros › Literatura Clássica - Translate this page10 mar. 2009 – “A Cidade de Deus” representa o maior monumento da antigüidade cristã e, certamente, a obra prima de Agostinho, na qual é discutida a ...
santo agostinho
www.vidaslusofonas.pt/santo_agostinho.htm - Translate this pageCom efeito, não pode considerar-se Agostinho de Hipona um filósofo, se por ... Em ACidade de Deus, a sua obra mais ponderada, Santo Agostinho adopta a
Significados de Nomes Bíblicos
pt.scribd.com/doc/.../Significados-de-Nomes-Bibli... - Translate this page 24 jun. 2008 – Significado dos Nomes Bíblicos Álcimo - elevado por Deus. ..... 13:16 P Paulo: (grego) pequeno, pouco - Atos 13:1 Pedro: (grego) pedra, rocha ...
Significado do Nome Pedro
www.livrodenomes.com.br/Significado-do-Nome-... - Translate this page 9 jul. 2011 – Significado do nome Pedro! Encontre aqui o significado para o nome Pedro. O significado de mais de 5600 nomes você só encontra aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário