sexta-feira, 14 de março de 2014

082--A LEI DE DEUS,DADA NO SINAI, VEJAM;

 A  Lei  de Deus. 

Se o ser humano bem soubesse ele daria muito mais valor para este Decálogo sagrado; para Deus isto foi uma grande vitoria aquele resgate de Israel do poder de faraó,pense nisto comigo, se Deus quisesse ele poderia ter usado um pouquinho do seu poder, se ele tivesse enviado um só dos seus anjos a o Egito, e ele teria ditado a ordem para saída de Israel do Egito, e ele dentro de poucos dias estaria com Israel na terra da promessa. Mas Deus queria mesmo não era isto, mas sim usar apenas o instrumento humano,para que o povo se familiarizasse com Deus e com a sua lei, pois para comandar um governo celestial, o povo precisava ter muito conhecimento de Deus e da sua Lei, mas Israel não entendeu a missão deles no mundo.

No segundo mês quando os filhos de Israel chegaram no deserto de Refidim, Deus estava provando a fé deles, e por isto conduziu os para que o arraial fosse montado onde não tinha água,e o povo não passaram no teste!! Murmuraram contra Moises, isto é mui grave um líder guiar um povo que não confiam Nele, Cristo estava transformado em uma rocha Bem pertinho deles, só bastava subir uma montanha,chamada Horebe, para revolta dos anciãos que Moises chamou para subir com ele ao monte, aquilo estava parecendo um gozação, como subir, você está de brincadeira com agente, olha Moises as nossas crianças ficaram pedindo água ,prá onde nos olhamos só vemos areia, e tú nos chama a subir este morro, para procurar  o que? Água ! Até os animais sabe que tem que descer para procurar Água,e você nos conduz a um monte; acho que você não está bem.

Isto foi lamentável para um povo que a dois meses atrás tinham atravessado o mar vermelho, eles tinham Visto o mar abrir dando passagem para eles, e agora não confiavam, não tinham fé,para angustia de Moises, e tristeza de Deus.  mas eles assim mesmo murmurando subiram com Moises, e tamanha foi a surpresa deles, de onde eles estavam, estavam vendo uma rocha La no alto da montanha bem pertinho,e lá vão eles olhando um para o outro, sem a creditar  em Moises, muito menos em água de uma rocha, e quando Moises tocou com o cajado na rocha água  jorrou descambando na direção do arraial e não parou mais durante eles estavam ali.

eu não estava La por isto eu fico me perguntando, será que eles pediram ao menos desculpas a o pobre Moises que tinha sido tanto humilhado e ameaçado  que ele ficaria lá em cima mesmo! Se não encontrasse  água, seria apedrejado, Moises estava temendo pela a sua vida!! Vamos ler este texto? Veja logo abaixo;

Água da rocha

1 Partiu toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
2 Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? por que tentais ao Senhor?

3 Mas o povo, tendo sede ali, murmurou contra Moisés, dizendo: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
4 Pelo que Moisés, clamando ao Senhor, disse: Que hei de fazer a este povo? daqui a pouco me apedrejará.
5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos anciãos de Israel; toma na mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai-te.

6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá agua para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel.
7 E deu ao lugar o nome de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?

Porem a própria água fez os amalequitas cobiçar aquele ludar, achando que  Israel iria ficar apossado em uma tão linda fonte de Água, eles não tinham nada ali,nem gado nem e nem plantio, tudo de valor ali no pé do monte, era a água, um castigo para Israel foi este, que murmuraram querendo Água, e agora tinha que aplacar a inveja dos vizinho, que mesmo eles explicando que não iriam ficar ali;

os amalequitas quiseram estabelecer questão de horas para eles arribar dali, mas eles tinha uma determinação divina de quando deveriam levantar o arraial mas nem eles mesmos sabiam para fixa algum prazo de saída,e os amalequitas não entenderam este lado religioso deles, e no dia seguinte, para não colocar as suas famílias em riscos, pois os amaliquitas poderiam decidir descer , já que não aceitaram nenhum acordo;

isto levou a Israel a subir o monte e batalhar contra os amalequitas pois eles haviam  desconsiderado totalmente  o sistema e a vontade de Deus. Leia este texto;

A derrota dos amelequitas

8 Então veio Amaleque, e pelejou contra e Israel em Refidim.
9 Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; e amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, tendo na mão a vara de Deus.

10 Fez, pois, Josué como Moisés lhe dissera, e pelejou contra Amaleque; e Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
11 E acontecia que quando Moisés levantava a mão, prevalecia Israel; mas quando ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.
12 As mãos de Moisés, porém, ficaram cansadas; por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, e ele sentou-se nela; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até o pôr do sol.

13 Assim Josué prostrou a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
15 Pelo que Moisés edificou um altar, ao qual chamou Jeová-Níssi.  Eu digo que é Jeová está nesta guerra,
16 E disse: Porquanto jurou o Senhor que ele fará guerra contra Amaleque de geração em geração. Êxodo 17,1-16. Para Deus poderia ser muito fácil, destruir os amalequitas, mas ele quis que Israel usasse os seus próprios méritos; esta passagem é muito curiosa, um povo que mas tarde se perderam por confiar demais nos seus líderes, mas ali não confiavam em Moises, mas eles só prevaleciam quando Moises levantavam o braço, a guerra só foi ganha com o braço de Moises estendido para o alto, só assim Israel viu que estava sim ,  Deus entre eles, e Moises também, muitas das angustias que Israel passou, foi por culpas deles mesmos, as demais foram injustiças que as outras nações cometeram contra eles como esta.

Mas Deus tirou Israel Dalí de Refidim só quando bem QUIS, ficaram  ali um mês inteiro ; ali Moisés recebeu a vizita do seu sogro Jetro,  que vei com o seu filho Hobabe,  a sua filha zípora,Esposa de Moises ,com os seus dois filinhos  Gérsom , e Eliézer,  jetro ofereceu um sacrifício a  Deus, e deu um grande testemunho da sua fé,e da grandeza de Deus como também usou a sua experiência de vide, e ajudou Moises  organizar  no sistema de julgamento das causas em Israel :ali houve uma grande festa , de comes e bebe, e puderam colocar os papos em dia; veja  agora já tinha três meses , e o arraial foi levantado de Reridim. E vieram ao deserto de Sinai, leia este relato;

; Deus fala do Monte Sinai

1 No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai.
2 Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam; Israel, pois, ali acampou-se em frente do monte.
3 Então subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim.
5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;

6 e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 Veio, pois, Moisés e, tendo convocado os anciãos do povo, expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.
8 Ao que todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.
9 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti em uma nuvem espessa, para que o povo ouça, quando eu falar contigo, e também para que sempre te creia. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.
10 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã; lavem eles os seus vestidos,
11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

12 Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto.
13 Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte.
14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos.
15 E disse ele ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16 Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.
19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia em alta voz.
20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.  Êxodo 19,1-20.

Este é o texto bíblico que eu acho mais maravilhoso; Israel prometeu de obedecer tudo que o Senhor disse;, Deus não iria exigir deles nada demais, mas apenas o suficiente para eles serem diferenciado  de todas as  demais nações, e como um povo santo,separado, como um povo peculiar de Deus, e para eles, terem fé na existência de Deus, e verem que não estavam crendo em vão, e para que eles desse mais credibilidade em Moises, Deus resolveu fazer algo inédito na história da terra; descer  no monte e conversar com Moises,e isto era dia e em presença de todos os filhos de Israel e Deus fez, Moises  faleva e Deus respondia em alta vós, Deus pronunciou ali em vós alta as Déz Regras que  resultou nos Dez mandamentos da lei de Deus, pois tudo que Deus queria era que eles não esquecesse de Deus e da sua Lei, principalmente do Sábado.
Os dez mandamentos
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
18 Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.
Ídolos e altares
22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.
24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.

26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.  Êxodo 20,1-26.  A correcção de Deus prova o seu amor

1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.
3 Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
4 Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado;
5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;
6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos  com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?
10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.
12 Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes,
13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.
Exortação à santidade
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;
16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas.
18 Pois não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que não se lhes falasse mais;
20 porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado.
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e trêmulo.
22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos;
23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus;
26 a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu.
27 Ora, esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis.
28 Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor;
29 pois o nosso Deus é um fogo consumidor

Qual é princípio básico da lei de Deus? A Bíblia diz em Romanos 13:10 “O que ama ao seu próximo não lhe faz nenhum mal. Pois o amor é o cumprimento total da lei.”
A lei de Deus resume-se em amor. Os quatro primeiros Mandamentos está o amor a Deus e os últimos seis está o amor ao próximo,  A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Jesus ajuda-nos a clarificar a nossa relação com a lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.”
A lei de Deus oferece direcção na vida, não justificação. A Bíblia diz em Gálatas 2:15-16 “Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.” Pois a lei veio pera termos o conhecimento do pecado.portanto
É nosso dever obedecer a lei de Deus. A Bíblia diz em Eclesiastes 12:13 “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.”
Qual é a relação entre a lei e o pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
É necessário guardar todos os mandamentos? A Bíblia diz em Tiago 2:10-11 “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar m um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.”
Podemos conhecer a Deus sem guardar os mandamentos? A Bíblia diz em 1 João 2:4-6 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.”
Qual é o propósito da lei? A Bíblia diz em Romanos 3:20 “Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.”

 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.”entendeu seja qualquer lei tanto as leis cerimoniais, com os Dez mandamentos, elas teve, e tem a sua utilidade no cristianismo porem não é trazer a salvação. As leis cerimoniais terminou a sua função no sacrifício de Cristo na cruz, elas foram como um balizamento para o homem dês de Adão para cá nunca perder o Foco,que era Cristo, vindo Cristo a alegoria dela terminou. Menos para os judeus que preferiram  em Vão,ficar com a lei. Já a lei dos dez mandamentos, não foi abolida pois nela não há nada simbolismo ou ritual,ela não precisou de ser purificada pelo o sangue do cordeiro, pois ela já estava perfeita;

 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:25. Viu? Não diz que ela Salva, mas será Bem Aventurado, já ficou bem mais perto, viu que a lei nos conduz a Cristo, é um ótimo passo, De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24.,

não salva, mas é necessária,ela age semelhantemente  os nossos olhos, eles não Comem mas ajudam com outra parte, e olha que são  muito útil ninguém consegue  alimentar direito com os olhos fechados, pois os olhos aumentam o encanto para termos um bom Apetite; e assim é com a lei, se matamos perdemos o convívio com muitos amigos, se adulteramos,ou roubamos  vamos atrair o ódio de alguém, se esquecermos que o sábado é um dia santo, será fácil esquecermos também,  que Deus é o o nosso Criador, e aí vamos ser induzidos a crer que o homem veio do Macaco. Portanto a transgressão da lei de Deus são os passos necessários para a pessoa  se encaixar entre os habitantes do mundo apóstata sego e rebeldes  não há meio termo, é como uma fruta, caiu do pé, está no chão, pois só basta um til para a pessoa ser reconhecido como um transgressor de toda a lei, leia a lei de Deus e analise onde você está em transgressão  e mude  o seu modo de ver as coisas de Deus, deixe que a Bíblia dá a interpretação para você e sejas bem feliz, Cristo Jesus te ama de verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário