quinta-feira, 13 de março de 2014

049--A ORIGEM DO PECADO,COMO COMEÇOU

 O pecado no céu, como Começou, Capitulo.


 A ORIGEM DO PECADO

Escrito por Pr. Cirílo Gonçalves
Qua, 17 de Dezembro de 2008 10:28
“A ORIGEM DO ECADO” INTRODUÇÃO:  O universo não surgiu de uma grande explosão (Big-Bang) cósmica a 15 bilhões de anos atrás. Uma parte da ciência acredita que no princípio era o vácuo e neste, um pinguinho de energia condensada inferior a um átomo, insuflou, chegando ao tamanho do átomo. Não conseguindo segurar tanta energia, houve a grande explosão organizadora do cosmo. ( Ver o livro “O dia-bólico e o sim-bólico”.
Leonardo Boff) B. Como o universo foi formado?  Pela Palavra de Deus. heb. 11:3; PP 36,44-51; HR 20) 2. A Bíblia diz que o universo foi formado pela “Palavra de Deus”. Heb. 11:3; João 1:1-3; Apoc 19:13 C. A Palavra de Deus é Cristo “Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste”. (Col. 1:16,17)
“O Senhor me proporcionou uma vista de outros mundos. Foram-me dadas asas, e um anjo me acompanhou da cidade a um lugar fulgurante e glorioso. A relva era de um verde vivo, e os pássaros gorjeavam ali cânticos suaves. Os habitantes do lugar eram de todas as estaturas; nobres, majestosos e formosos. Ostentavam a expressa imagem de Jesus, e seu semblante irradiava santa alegria, que era uma expressão da liberdade e felicidade do lugar.” (PE.39,40) * “A mão que sustém os mundos no espaço, a mão que conserva em seu ordenado arranjo e incansável atividade todas as coisas através do universo de Deus, é a que na cruz foi pregada por nós”. (Ed. 132)
A BÍBLIA FALA QUE HÁ UMA CIDADE ONDE DEUS HABITA. A. Seu nome “Jerusalém Celestial” (Heb. 11:22). Seu significado, “lugar de paz. “Lugar de Segurança”. B. Ela foi feita de ouro e pedras preciosas. (Heb. 11:10; Apoc. 21). Nesta cidade, mora a família de Deus. Os anjos. “São milhões de milhões e milhares de milhares”.(apoc.5:11)  A paz reinava no céu e no universo. A terra não havia sido criada ainda. “Cristo ia ainda exercer o poder divino na criação da terra e de seus habitantes”. (PP 36)
O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do céu. Lúcifer, ‘o filho da alva’, era o primeiro dos querubins cobridores, santo, incontaminado. Permanecia  na presença do Grande Criador, e os incessantes raios de glória que cercavam o eterno Deus, repousavam sobre ele”. (PP 35) II. QUEM ERA LÚCIFER?
“Lúcifer no Céu, antes de sua rebelião foi um elevado e exaltado anjo, o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus. Seu semblante, como o dos outros anjos, era suave e exprimia felicidade. A testa era alta e larga, demonstrando grande inteligência. Sua forma era perfeita, o porte nobre e majestoso. Uma luz especial resplandecia de seu semblante e brilhava ao seu redor, mais viva do que ao redor dos outros anjos”. (HR.13)
Deus não criou nenhum Diabo ou Satanás para atormentar as pessoas.  Diabo (diabolos) Caluniador 2. Satanás (satanas) Adversário, COMO O PECADO COMEÇOU? (ISAÍAS 14:13,14) A. Lúcifer queria ter:  Um trono.  Ser adorado. Ser semelhante a Deus . O livro Patriarcas e Profetas na p35 diz que as intenções de Lúcifer era,  “Desejo de exaltação. “A glória que tenho é minha, “Cobiçou a homenagem a Deus”  “Desejou ser adorado, “Invejou a Cristo,“Pretendeu comandar tudo”  “Desejou ser Deus, Diz a Bíblia:
“Eu te coloquei como querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado, até que em tia achou-se iniqüidade. Como caíste do céu ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostavas as nações.
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima  das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. Isaias 14:12-14. A DECISÃO FINAL.
Jesus deu muito tempo para Lúcifer se arrepender ele porém não aceitou. “Chegado  era o tempo para uma decisão final; deveria render-se à soberania divina, ou colocar-se em franca rebelião. Quase chegou a decisão de voltar; mas o orgulho o impediu disto.
Era sacrifício demasiado grande, para quem fora  tão altamente honrado, confessar que estivera em erro, que suas imaginações eram errôneas, e render-se à autoridade que ele procurara demonstrar ser injusta.” (PP 39) O Profeta do Apocalipse diz:
“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o Dragão. Também pelejaram o Dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim foi atirado para a terra, e, com ele os seus anjos”. (Ap. 12:7-9) DIVERSOS NOMES ATRIBUÍDOS A SATANÁS. • Antiga Serpente. Ap. 12:9 - Sedutor • Abadom. Ap. 9:11 – Destruição, Ruína • Apoliom. Ap.9:11 – Exterminador • Adversário. I pe. 5:8 – Inimigo • Belzebu. Mt.12:24–Príncipes dos demônios • Satanás. Mt. 4:10 – Adversário • Diabo. Ap. 12:9 – Caluniador • Dragão. Ap. 12:9 – Destruidor • Belial. II Cor. 6:15 – Maligno,  • Homicida. Jo. 8:44 – Assassino • Pai da mentira. Jo. 8:44 • Acusador. Zc. 3:1; Ap. 12:10 • Tentador. Mt. 4:3 • Inimigo. Mt. 13:25 • Enganador. Ap. 12:9
A OBRA DE SATANÁS. JOÃO 10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. B.O ladrão personifica a obra de satanás. Ele não respeita o ser humano, nem o que o ser humano possui. VII. OS GRANDES ENGANOS DE SATANÁS (GC 518-530)
“Satanás bem sabe que todos quantos ele pode levar a negligenciar a oração e o exame das Escrituras, serão vencidos por seus ataques” 2. “E plano seu levar para a Igreja elementos insinceros, não regenerados, que acoroçoarão a dúvida e a incredulidade, estorvando a todos os que desejem ver a obra de Deus progredir”.
“A opinião de que não é de consequência alguma o que os homens creiam, é um dos enganos mais bem-sucedidos de Satanás, “As interpretações vagas e imaginosas que as pessoas tem das Escrituras, as muitas teorias contraditórias concernentes à fé religiosa…são obra de nosso grande adversário para confundir o espírito de tal maneira que não saiba distinguir a verdade”
“É obra-prima dos grandes enganos de Satanás conservar o espírito humano a pesquisar e conjecturar com relação àquilo que Deus não tornou conhecido… foi assim que Lúcifer perdeu seu lugar no céu. Tornou-se descontente porque nem todos os segredos dos propósitos de Deus lhe eram confiados, e desatendeu inteiramente àquilo que foi revelado…”  Espiritismo.  Negação da divindade de Cristo.  A crença de que Satanás não existe.  A crença de que Jesus não vai voltar.  A oração não é essencial e não pode ser atendida;
COMO VENCER TODAS AS CILADAS DO DIABO? EF. 6:10-18; TG 4:7.
Equipando-se para a guerra. Tendo:  Armadura = Verdade , Sapatos = Evangelho , Escudo = Fé, Capacete = Salvação,  Espada = Palavra de Deus ORANDO E VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA  Entregando-se a Deus e resistindo ao Diabo.
CONCLUSÃO: Satanás tornou-se o dono deste mundo. Os seres humanos seus seguidores. O mundo todo se perdeu. Como isso aconteceu? Como o pecado entrou no mundo? É outro assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário